INCOTERMS – Categorias

image_pdf

Os INCOTERMS são formados por 3 letras maiúsculas. A primeira letra representa a categoria ou grupo, que pode ser E, F, C e D.

Grupo “E”

O grupo de INCOTERMS iniciado por “E” significa que o produto será entregue ao comprador em um determinado local. Esse grupo possui apenas um termo, o EXW, também conhecido como “Ex-Works”. Portanto, o grupo “E”, diz que o produto deve ser retirado pelo comprador no depósito do vendedor.

Exemplo: Um brasileiro, pega um avião, vai até Miami, entra em uma loja e compra um iPad. O comerciante, neste caso, fez uma venda do grupo “E”, como EXW ou Ex-Works.

Grupo “F”

Os termos iniciados com a letra “F” indicam que o vendedor se responsabilizará em entregar o produto a um transportador contratado pelo comprador que fará o transporte principal, se responsabilizando, portanto, por isso. Os termos do grupo “F” são:

FCA – Free Carrier;

FAS – Free Alongside Ship;

FOB – Free on Board.

Exemplo: Um brasileiro vai até Miami. No aeroporto ele encontra com o vendedor que lhe entrega a mercadoria. O comprador passa pela alfândega, embarca a mercadoria para o Brasil, faz o desembaraço e leva para casa. Nesse exemplo, ele fez uma importação do tipo “F”.

Grupo “C”

Quando um termo começa com a letra “C”, o comprador deve saber que o transporte principal será feito pelo vendedor, independente de quem vai arcar com os riscos. Os termos do grupo “C” são:

CFR – Cost and Freight;

CIF – Cost, Insurance and Freight;

CPT – Carriage Paid To;

CIP – Carriage and Insurance Paid to.

Exemplo: Um brasileiro solicita um iPad a um logista em Miami. O logista entrega o iPad no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Restando ao comprador apenas ir receber o produto no aeroporto e levar para casa. Nesse caso, a negociação comercial foi feita respeitando algum termo do grupo “C”.

Grupo “D”

Essa é a modalidade mais cômoda para quem compra, pois, independente do termo escolhido, se iniciado com a letra “D”, de “delivery”, a mercadoria será entregue na casa, ou no local indicado pelo comprador no momento da compra. Os termos do grupo “D” são:

DAF – Delivered At Frontier;

DAT – Delivered At Terminal;

DAP – Delivered At Place;

DES – Delivered Ex-Ship;

DEQ – Delivered Ex-Quay;

DDU – Delivered Duty Unpaid;

DDP – Delivered Duty Paid.

Exemplo: Um brasileiro compra um iPad de uma loja em Miami, um belo dia, tocam a campainha e lhe entregam o iPad. O comprador só tem o trabalho de receber a mercadoria e abrir a embalagem. Essa foi uma comercialização do grupo “D”.

Para facilitar o entendimento, segue uma tabela com o resumo dos grupos de INCOTERMS:

GRUPO TERMO COMENTÁRIO

E

EXW – Ex Works

O comprador deve ir até o vendedor para receber a
mercadoria

F

FCA – Free Carrier

FAS – Free Alongside Ship

FOB – Free on Board

O comprador deve ir até o país do vendedor para
receber a mercadoria

C

CFR – Cost and Freight

CIF – Cost, Insurance and Freight

CPT – Carriage Paid To

CIP – Carriage and Insurance Paid to

O comprador recebe a mercadoria no seu país

D

DAF – Delivered At Frontier

DAT – Delivered At Terminal

DAP – Delivered At Place

DES – Delivered Ex-Ship

DEQ – Delivered Ex-Quay

DDU – Delivered Duty Unpaid

DDP – Delivered Duty Paid

O comprador recebe a mercadoria no local que ele
quiser

Segue também uma imagem ilustrando, basicamente, onde se dão as trocas das mercadorias.

Diagrama de categorias de INCOTERMS
 

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.