INCOTERMS – CIP – Carriage and Insurance Paid to

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Pode-se optar pelo INCOTERM CIF quando se estiver realizando uma transação comercial em qualquer modalidade, seja ela aérea, terrestre ou aquaviária, onde o vendedor arque com todos os custos de transporte e seguro, até o porto de destino.

Vale lembrar que o vendedor tem a obrigação de contratar um seguro básico, porém, como a responsabilidade pela mercadoria, passa a ser do comprador desde o momento em que a mercadoria passa para o transportador principal no país de origem. É prudente que o comprador verifique, e, se necessário, reforce a cláusula de seguro.

A responsabilidade pelo custo do frete e do seguro da mercadoria, passa ao comprador no momento em que a mercadoria é entregue ao transportador no país de destino.

As responsabilidades ficam assim divididas:

No país de origem (país do vendedor):

  • Embalagem – Vendedor
  • Identificação – Vendedor
  • Carga na origem – Vendedor
  • Transporte dentro do país de origem – Vendedor
  • Seguro no país de origem – Vendedor
  • Direitos de exportação – Vendedor
  • Inspeção – Vendedor  e Comprador
  • Peritagem – Vendedor  e Comprador
  • Burocracias alfandegárias – Vendedor
  • Armazenamento – Vendedor
  • Despesas com o embarque – Vendedor
  • Estiva – Vendedor

Entre o país de origem e o país de destino:

  • Transporte – Vendedor
  • Seguro internacional – Vendedor

No país de destino (país do comprador):

  • Descarga – Vendedor
  • Manuseio – Comprador
  • Armazenagem – Comprador
  • Burocracias alfandegárias – Comprador
  • Direitos na importação – Comprador
  • Transporte dentro do país de destino – Comprador
  • Seguro no país de destino – Comprador
  • Descarga da mercadoria – Comprador

A imagem a seguir ilustra o momento da entrega da mercadoria, porém, os riscos são transferidos no embarque.

 

Diagrama do Incoterm - CIP - Carriage and Insurance paid to

Diagrama do Incoterm – CIP – Carriage and Insurance paid to

O contrato comercial deve ser assim descrito:

CPT (local designado como destino)

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Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

2 Comments

  1. Marcelo Fabian Cunha

    endosso o comentário do Agnaldo

  2. Agnaldo

    No primeiro parágrafo está escrito “Pode-se optar pelo INCOTERM CIF….”

    Não seria CIP???

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