Ação Imediata, Ação Corretiva e Ação Preventiva  

por:

Ação Imediata, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1 Apr 2011 | 5 Comentários  Categoria: Gestão, Qualidade
 

Diante de um problema a resolver ou de uma não-conformidade, muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que é uma ação imediata, preventiva ou corretiva.

Quando ocorre algum problema, a primeira coisa que pensamos é que temos que tomar uma ação. Mas que tipo de ação? A ISO9000 identifica claramente três tipos, a Ação Imediata, a Ação Corretiva e a Ação Preventiva, vamos a elas:

Ação Imediata

Ação imediata é aquela que tomamos para amenizar as conseqüências do problema.

 

Ação Corretiva

É a ação tomada para garantir que o problema nunca mais aconteça. É claro que a ação corretiva deve ser tomada logo depois da ação imediata.

 

Ação Preventiva

É uma ação que tomamos antes que o problema aconteça, garantindo que essa hipótese nunca venha a ser concretizada.

 

Vamos aos exemplos:

O Cliente reclama que comprou uma antena, e na embalagem, faltou um parafuso, o que faremos:

Ação imediata – Enviamos um parafuso para o Cliente.

Ação corretiva – Identificamos a causa do problema e tomamos uma ação para que não volte a ocorrer. Dependendo da causa pode ser, treinamento, melhoria da embalagem, inspeção final, etc.

Ação preventiva – Tarde demais, o problema já aconteceu, o Cliente já ficou insatisfeito e a empresa vai ter que arcar com os prejuízos.

 

Vamos a outro exemplo:

Um Funcionário prendeu a mão em uma bobina e se feriu:

Ação imediata – Levá-lo ao hospital, dar pontos, fazer curativo, repouso, fisioterapia, etc.

Ação corretiva – Treinar os Funcionários quanto ao manuseio das bobinas de ferro e promover visitas rotineiras do Técnico de Segurança ao local para verificar se as normas estão sendo cumpridas.

Ação preventiva – Tarde demais, o sangue já foi derramado, a dor já foi sentida e nada mais pode ser feito. O que aconteceu, aconteceu.

 

Último exemplo:

Alguém que passa, vê um refletor sendo manuseado de maneira inadequada.

Ação imediata – Avisar o responsável sobre a fragilidade do produto.

Ação corretiva – Nenhuma, já que nenhum dano foi causado.

Ação preventiva – Orientar todos os envolvidos sobre a maneira correta de manusear um refletor.

A opção de Prevenir antes de acontecer ou de Corrigir depois que o problema já aconteceu é de cada um de nós. Você já definiu a sua opção?

Share

Se você gostou desse artigo, por favor, ajude-nos a divulgar nosso trabalho clicando no +1


Tags: , , , ,
 

Comentários

  1. [...] Ação Imediata, Ação Corretiva e Ação Preventiva [...]

  2. [...] Ação Imediata, Ação Corretiva e Ação Preventiva [...]

  3. [...] da área responsável pela não-conformidade deve assegurar que quaisquer correções e ações corretivas necessárias sejam executadas, em tempo hábil, para eliminar não-conformidades detectadas e suas [...]

  4. Amanda says:

    Não concordo com essa definição de ação preventiva!

  5. Plato says:

    Oi Amanda,
    Meu nome é Alvaro, eu escrevi o texto sobre ação preventiva que você comentou.
    A ideia do meu blog é ser algo participativo. Adoraria receber um texto seu sobre esse assunto. Se você me enviar o seu texto com sua opinião e nome completo, eu publico na Academia Platônica.

    Obrigado e um abraço,

Deixe seu comentário

*

 

Academia Platônica de Ensino

 

Academia Platônica de Ensino - Formação e Certificação Profissional

 

Academia Platônicaon
Google+
Copyright 2011 - Academia Platônica de Ensino - Todos os direitos reservados
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça! wordpress moodlelogo Central Blogs
Orgulhosamente desenvolvido com WordPress e Moodle