Definição do Plano Estratégico de uma Empresa

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Por definição, planejamento estratégico consiste da formulação da estratégia, da sua execução e da avaliação da estratégia. O dicionário Aurélia diz o seguinte sobre estratégia:

estratégia

1.Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas, navios e/ou aviões, visando a alcançar ou manter posições relativas e potenciais bélicos favoráveis a futuras ações táticas sobre determinados objetivos.

2.Arte militar de escolher onde, quando e com que travar um combate ou uma batalha.

3.Arte de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos.

4.Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos.

A formulação da estratégia inclui a identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos da organização, da determinação das oportunidades e ameaças externas, da definição da missão e da visão da organização, da definição dos objetivos a longo prazo e do desenvolvimento de estratégias alternativas.

A execução requer que a organização estabeleça metas, determine a política, motive seus colaboradores e disponibilize recursos, fazendo com que as estratégias definidas possam ser executadas de maneira eficaz.

A avaliação da estratégia da organização serve para comprovar os resultados da formulação e execução da estratégia, através de indicadores de desempenho e mediante um confiável sistema de gestão especialmente definido para esse fim.

Os passos descritos a seguir servem como proposta para uma sistemática para o planejamento estratégico de uma organização:

  • Definir os Objetivos, estratégia, a missão atual e a visão da organização;
  • Realizar investigações externas com o propósito de identificar as oportunidades e ameaças do ambiente em que a organização está inserida;
  • Realizar uma investigação interna com o propósito de identificar os pontos fortes e fracos da organização;
  • Realizar a formulação da estratégia objetivando a avaliação das alternativas reais existentes;
  • Definir os novos Objetivos da organização;
  • Definir a nova Estratégia da organização;
  • Definir Metas (objetivos a curto prazo);
  • Formular a Política da empresa;
  • Disponibilizar recursos humanos e materiais;
  • Definir uma plataforma para o controle da gestão;
  • Medir os resultados obtidos;
  • Implementar as devidas ações corretivas baseado nos resultados dos indicadores.

Devido à complexidade das organizações modernas, um sistema de gestão que englobasse todos os tramite de uma organização aumentaria ainda mais o nível de dificuldade em atingir o desempenho e as metas estipuladas na fase estratégica. Para facilitar o entendimento e o monitoramento, é prudente que o sistema de gestão da organização se subdivida em processos estrategicamente definidos.

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Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

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