ISO 9001:2008 – 7.5.2. Validação dos processos de produção e prestação de serviço

image_pdf

Para compreendermos bem o item 7.5.2 – Validação dos processos de produção e prestação de serviço da ISO 9001:2008, temos primeiramente que deixar bem claro o significado da palavra “Validação”.

Eu escrevi um post exclusivamente para elucidar a diferença entre validar e verificar. Resumidamente, Verificar é testar para ver se ficou conforme o planejado, enquanto que Validar é testar para ver se o que foi feito vai funcionar para o propósito desejado.

A organização deve identificar todos os processos que não podem ser previamente verificados. Por exemplo, uma empresa de engenharia é contratada para fazer os cálculos para a construção de uma ponte. Depois de feito o projeto, ela pode verificar para ver se esqueceu de algum detalhe, pode até refazer os cálculos, mas a validação do projeto, só será feita após o término da obra.

Um alfaiate tira todas as medidas do cliente, escolhe o tecido junto com ele e faz o terno. A validação do terno somente poderá ser feita com o cliente experimentando o terno e se vendo no espelho.

A ISO 9001 diz que a organização deve validar todos esses processos, cuja saída não pode ser verificada por medição ou monitoramento, pois em caso de falha, o defeito somente seria detectado durante o uso ou depois que o serviço já tivesse sido entregue.

Sempre que possível, a ISO solicita da organização que nesses casos, tome as providências necessárias para validar o produto ou serviço, a fim de demonstrar a sua capacidade de atingir os objetivos planejados. Ela pede que, sempre que possível:

  • defina os critérios para a análise crítica;
  • defina os critérios para aprovação;
  • realize a aprovação do equipamentos utilizados;
  • realize a qualificação do pessoal envolvido;
  • defina os métodos e procedimentos necessários;
  • se preciso for, revalide o produto e serviço e
  • mantenha os devidos registros.

Agindo dessa maneira, a organização pode garantir, na entrega do seu produto ou serviço, que o planejado foi atendido.

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.