ISO 9001:2008 – 7.5.5. Preservação do produto

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Consultando rapidamente o significado da palavra “preservar” no dicionário, encontramos:

pre.ser.var transitivo direto ou indireto ou pronominal

manter(-se) livre de algum mal, dano ou perigo futuro; resguardar(-se), defender(-se) cuidar(-se)

Ou seja, o item 7.5.5 – Preservação do produto, cobra da organização que mantenha seus produtos protegidos de qualquer coisa que possa danificá-lo agora ou no futuro. Com isso, a ISO 9001:2008, intenta garantir que um produto fabricado conforme os requisitos do Cliente, testado e aprovado, vão manter-se assim até o seu uso.

É claro que não são apenas os produtos acabados que devem ser resguardados e protegidos, as suas partes integrantes também, portanto, o cuidado deve ser em todo o processo produtivo, por exemplo:

  • recebimento da matéria prima;
  • inspeção de recebimento;
  • transporte da matéria prima dentro da empresa;
  • estocagem da matéria prima no almoxarifado;
  • manuseio, transporte e armazenamento durante a fabricação;
  • manuseio e transporte na inspeção e testes finais;
  • armazenamento do produto acabado;
  • separação e transporte do almoxarifado para a expedição;
  • embalagem, paletização, e carregamento do caminhão;
  • transporte e translado dos produtos;
  • descarga do produto e conferência pelo Cliente.

Sempre que necessário, a preservação do produto e da matéria prima deve incluir:

  • identificação – para evitar trocas e uso de produtos não-conformes;
  • manuseio – procedimento que descreva como o produto deve ser manipulado para evitar danos;
  • embalagem – forma de acondicionamento adequado, incluindo indicações de proteção como, “mantenha em local seco”, “não bater”, “empilhamento máximo”, “esse lado para cima”, etc.;
  • armazenamento – descrevendo como e onde o produto deve ser guardado;
  • proteção – como e do que o produto deve ser protegido para manter a sua integridade;
  • validade – identificação do prazo de validade e uma rotina para garantir que o produto e suas partes cheguem no Cliente em tempo para o uso.

A preservação do Produto é uma tarefa constante que requer muita dedicação tanto dos gestores quanto dos trabalhadores que direta ou indiretamente afetam o produto.

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Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

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