ISO 9001:2008 – 8.2. Monitoramento e medição

image_pdf

A ISO 9001:2008 no seu item 8.2 – Monitoramento e medição, exige que a organização mantenha um processo constante de monitoramento e quando necessário, medições de diversos pontos da organização.

Os resultados desses monitoramentos e medições irão alimentar e retro-alimentar todo o sistema, fazendo com que a Direção e os Gestores, tenham uma fonte sólida e confiável de informações para direcionar os seus investimentos.

Os pontos obrigatórios de medição e monitoramento são:

De nada adianta ter um carro possante em uma estrada maravilhosa se não se sabe onde se quer chegar.

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

1 Comment

  1. Rafaela Prata

    ESTÁ DE PARABÉNS PELO CONTEUDO, ME ESCLARECEU MUITAS DUVIDAS SOBRE A ISO, OU MELHOR, DESTRINCHOU-A PARA MIM E COM CERTEZA O ENTENDIMENTO FOI FACILITADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.