ISO 9001:2008 – 8.4. Análise de dados

image_pdf

Antes de iniciarmos a análise dos dados, a norma nos orienta a seguirmos alguns passos:

Determinar os dados a serem analisados:

No item 8.2, a norma diz que devemos medir:

Deve haver um planejamento desses dados, de maneira que estejam de acordo com a Política(5.3) e os Objetivos da Qualidade(5.4.1).

Coletar as informações:

Estando o planejamento das medições realizadas, cabe agora, fazer a coleta confiável destas informações. Essa coleta pode ser feita por intermédio de sistemas informatizados, por pesquisas, por observação ou por intermédio de folhas de verificação.

Analisar os dados:

Com os dados em mão, precisamos analisá-los, nem sempre isso pode ser feito por simples observação. Dependendo do que se está observando, pode ser uma pilha de números que precisam ser tratados estatisticamente. Quanto mais claro for a apresentação dos resultados, mais fácil será a sua análise. Eu recomendo que o resultado final seja um gráfico com o mínimo de linhas possível. De preferência uma única linha e um objetivo claro delimitando.

O resultado dessa análise deve demonstrar, a quem o observa:

  • se o Sistema de Gestão está eficiente;
  • onde a gestão pode ser melhorada;
  • o nível de satisfação do Cliente;
  • se os requisitos dos produtos estão sendo atendidos;
  • quais Ações Preventivas são necessárias;
  • as características e tendências de cada Processo;
  • as características e tendências dos produtos; e
  • o desempenho dos Fornecedores.

Vale lembrar ainda que toda essa análise deve servir de entrada à Reunião de Análise Crítica da Direção(5.6), para que ela, baseada nesses dados, possa Planejar (5.4) o sistema como um todos, com o intuito de melhorar a inda mais o Sistema de Gestão da Qualidade.

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.