ISO 9001:2008 – 0.3. Relação com a norma NBR ISO 9004

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A norma ABNT NBR ISO 9004:2009 – Gestão para o sucesso sustentado de uma organização deve ser adquirida em conjunto com a ISO 9001, estudada e entendida da mesma forma que se faz com a ISO 9001.

Pelo fato da ISO 9004 não ser certificável, ou seja, mesmo que uma empresa a adote na íntegra, ela não receberá um certificado por isso, muitos acabam ignorando-a por completo. Porém, isso não deve acontecer, já que importantes detalhamentos para uma gestão de sucesso estão descritas nela.

Se uma empresa deseja apenas receber um certificado de gestão da qualidade, ela deve se dedicar a implantar os requisitos da ISO 9001, porém, se ela deseja aplicar uma gestão de sucesso sustentado, ela deve dedicar-se a entender e adotar as recomendações da ISO 9004.

Basicamente, a ISO 9004 tem os seguintes objetivos:

  • Orientar sobre como atingir um sucesso sustentado;
  • Possuir um foco mais amplo na gestão;
  • Focar em atender as necessidades não só do cliente, mas de todas as partes interessadas da empresa.

Na versão de 2000, a ISO 9004 era algo como uma ISO 9001 mais completa, com detalhamentos e exemplos para a implantação e para a manutenção da ISO 9001. Por sinal, vale lembrar que conhecer a ISO 9004 sempre foi o diferencial entre o bom e um excelente gestor. Com o advento da versão 2009, lançada no início de 2010, a ISO 9004 passou a ser uma norma que manteve a coerência com a ISO 9001 e a ISO 14001, acrescentando uma alma própria.

Os anexos da nova ISO 9004 são um diferencial fantástico, principalmente no que diz respeito à auto-avaliação, tornando essa ferramenta um passo intermediário entre o gestor e a auditoria.

Para facilitar o entendimento da relação entre as normas, construí a tabela abaixo:

NBR ISO 9001:2008 NBR ISO 9004:2000 NBR ISO 9004:2009
4. Sistema de gestão da qualidade 4. Sistema de gestão da qualidade 4. Gestão para o sucesso sustentado de uma organização
4.1 Requisitos gerais 4.1 Gestão de sistemas e processos 4.1 Generalidades
4.2 Requisitos de documentação 4.2 Documentação. 4.2 Sucesso sustentado
4.3 Uso dos princípios da gestão da qualidade 4.3 O ambiente da Organização
4.4 Necessidades e expectativas das partes interessadas
5. Responsabilidade da direção 5. Responsabilidades da administração 5. Estratégia e Política
5.1 Comprometimento da direção 5.1 Recomendações gerais 5.1 Generalidades
5.2 Foco no cliente 5.2 Necessidades e expectativas das partes interessadas 5.2 Estratégia e formulação de Políticas
5.3 Política da qualidade 5.3 Política da Qualidade 5.3 Estratégia e desdobramento das Políticas
5.4 Planejamento 5.4 Planejamento 5.4 Comunicação da estratégia e Políticas
5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicação 5.5 Responsabilidade, autoridade, e comunicação
5.6 Análise crítica pela direção 5.6 Análise critica pela administração e evolução do sistema da qualidade
6. Gestão de recursos 6. Gestão de recursos 6. Gestão de recursos
6.1 Provisão de recursos 6.1 Recomendações Gerais 6.1 Generalidades
6.2 Recursos humanos 6.2 Pessoas 6.2 Recursos financeiros
6.3 Infra-estrutura 6.3 Intra-estrutura 6.3 Pessoas da organização
6.4 Ambiente de trabalho 6.4 Ambiente de trabalho 6.4 Fornecedores e parceiros
6.5 Informação 6.5 Infraestrutura
6.6 Fornecedores e parceiros 6.6 Ambiente de trabalho
6.7 Recursos naturais 6.7 Conhecimento, Informação e Tecnologia
6.8 Recursos Financeiros 6.8 Recursos naturais
7. Realização do produto 7. Realização do produto 7. Gestão de processos
7.1 Planejamento da realização do produto 7.1 Recomendações gerais 7.1 Generalidades
7.2 Processos relacionados a clientes 7.2 Processo relacionados com a partes interessadas 7.2 Planejamento e controle de processos
7.3 Projeto e desenvolvimento 7.3 Projeto e desenvolvimento 7.3 Responsabilidade e autoridade pelos processos
7.4 Aquisição 7.4 Aquisição
7.5 Produção e prestação de serviço 7.5 Operações de produção e serviço
7.6 Controle de equipamento de monitoramento e medição 7.6 Controle de dispositivos de medição monitoramento
8. Medição, análise e melhoria 8. Medição, análise e melhoria 8. Monitoramento, medição, análise e análise crítica pela direção
8.1 Generalidades 8.1 Introdução 8.1 Generalidades
8.2 Monitoramento e medição 8.2 Medição e monitoramento 8.2 Monitoramento
8.3 Controle de produto não conforme 8.3 Controle da não conformidade 8.3 Medição
8.4 Análise de dados 8.4 Análise de dados 8.4 Análise
8.5 Melhoria 8.5 Melhorias 8.5 Análise crítica das informações de monitoramento, medição e análise
9. Melhoria, inovação e aprendizagem
9.1 Generalidades
9.2 Melhoria
9.3 Inovação
9.4 Aprendizagem
Anexo AFerramenta de auto-avaliação
Anexo B – Princípios da gestão da qualidade
Anexo C – Correspondência entre a ISO 9001:2008 e a ISO 9004:2009

Quando a ISO 9001 foi editada na versão 2008, a ISO 9004 ainda estava sendo redigida, por isso, o enunciado desse item soa incompleto. Veja o que a ISO 9001:2008 nos tem a dizer:

As ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 9004 são normas de sistema de gestão da qualidade, as quais foram projetadas para se complementarem mutuamente, mas podem, também, ser usadas independentemente.

A ABNT NBR ISO 9001 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade’ que podem ser usados pelas organizações para aplicação interna, para certificação ou para fins contratuais. Ela está focada na eficácia do sistema de gestão da qualidade em atender aos requisitos dos clientes.

À época da publicação desta Norma Brasileira, a ABNT NBR ISO 9004 estava em revisão. A edição revisada da ABNT NBR ISO 9004 fornecerá orientação para atingir sucesso sustentado para qualquer organização em um ambiente complexo, exigente e de constante mudança. A ABNT NBR ISO 9004 provê um foco mais amplo sobre gestão da qualidade do que a ABNT NBR ISO 9001; ela contempla as necessidades e expectativas de todas as partes interessadas e sua satisfação, por meio da melhoria contínua e sistemática do desempenho da organização. Entretanto, ela não se destina ao uso para certificação, regulamentar ou contratual.

NOTA Na época da publicação desta Norma, a ABNT NBR ISO 9004 encontrava-se em revisão.

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Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

2 Comments

  1. Olá Vinícius,
    Da família ISO9000, somente a ISO9001 é “certificável”. As demais são de referência. Se você já tem a 9001 certificada e sem falhas, o próximo passo é cumprir a 9004, porém, não vai ter certificado.

    Um abraço,

    Alvaro

  2. Vinicius Teixeira

    Uma organização pode obter e certificação de seu Sistema de Gestão para a norma ABNT NBR ISSO 9001 e para a ABNT NBR ISO 9004?

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