ISO 9001:2008 – 2. Referência Normativa

image_pdf

A ISO 9001:2008 deixa clara a necessidade de se utilizar em conjunto com essa norma, a norma que traz os fundamentos e vocabulários referenciados a ela. A norma referenciada é a ABNT NBR ISO 9000 – Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário.

Nos locais onde a norma faz referência datada a outra, como por exemplo: ISO 9000:2005, somente a referida versão deve ser utilizada. Porém se a referência não fizer menção à data ou revisão, o leitor deve sempre considerar a última versão.

Vale lembrar que, assim como a ISO 9001, a ISO 9000 também é um documento obrigatório de origem externa, portanto, o gestor do sistema deve definir uma sistemática para verificar se a detentora da norma, no caso a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, não editou nenhuma revisão mais atual. Caso tenha sido revisada, a mesma tem que ser adquirida e os envolvidos treinados.

Para adquirir e verificar as versões das normas da ABNT, consulte o site http://www.abntcatalogo.com.br/.

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.