ISO 9001:2008 – 4.1. Requisitos gerais – Sistema de gestão da qualidade

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É a partir do requisito 4.1 – Requisitos gerais do Sistema de Gestão da Qualidade que a ISO 9001:2008 passa a ser auditada. Ou seja, quando um auditor for verificar a conformidade do sistema com a norma, eventuais não conformidades serão abertas a partir desse item.

Tecnicamente, o item 4.1 possui um chamado para praticamente toda a norma e, posteriormente detalha cada item.

Esse requisito diz que um sistema de gestão da qualidade deve ser:

  • estabelecido;

Do dicionário Aurélio temos:

estabelecer

1.Fazer estável, firme; fixar; estabilizar:

2.Criar, instituir, fundar:

3.Instalar, alojar:

4.Determinar, assentar; fixar:

5.Dar forma regular e estável a; organizar, dispor:

  • documentado;

Do dicionário Aurélio temos:

documentar

1.Juntar documentos a; provar, com documentos, que (algo) é verdadeiro, autêntico, etc.

  • implementado;

Do dicionário Aurélio temos:

implementar

1.Dar execução a (um plano, programa ou projeto).

2.Levar à prática por meio de providências concretas.

  • mantido;

Do dicionário Aurélio temos:

manter

1.Prover do necessário à subsistência; sustentar:

2.Observar, cumprir:

3.Conservar, sustentar:

4.Defender, respeitar:

5.Sustentar em determinada posição ou no gozo de algum direito:

6.Conservar, preservar:

  • e ter sua eficácia melhorada continuamente.

Do dicionário Aurélio temos:

melhorar

1.Tornar melhor ou superior; fazer prosperar:

2.Restituir a saúde a; fazer convalescer; aliviar:

3.Reparar, reformar, aperfeiçoar:

Porém, para que o sistema de gestão da qualidade possa ser estabelecido, documentado, implementado e mantido, cabe à organização seguir as seguintes determinações:

  1. Indicar com precisão cada um dos processos necessários para o sistema de gestão, conforme reza o item 0.2 – Abordagem de processo;
  2. Para cada processo, determinar cada ponto de interação com outros processos;
  3. Para cada processo, determinar os métodos e critérios a serem usados para garantir o controle e a eficácia do processo;
  4. Fornecer recursos (econômicos, humanos e instalações) para que cada processo possa desempenhar o planejado de maneira eficaz;
  5. Monitorar, medir e analisar cada processo;
  6. E, para atingir os resultados desejados, ações corretivas, preventivas e de melhoria contínua devem ser aplicadas a cada processo.

Por opção da organização, nem todos os processos identificados como importantes ao sistema de gestão da qualidade precisam estar nas dependências da empresa, tampouco sob a mesma direção. Aos processos que foram confiados a outras empresas dá-se o nome de processos terceirizados ou terceirização.

Do dicionário Aurélio temos que:

terceirizar

1.Econ. Transferir a terceiros (atividade ou departamento que não faz parte de sua linha principal de atuação):

Dependendo do tipo e da extensão do processo que a organização optou por confiar a outrem, o sistema de gestão da qualidade pode ser comprometido. Por isso, cabe à organização avaliar o impacto dessa terceirização e dependendo do caso, estabelecer rigorosos controles na gestão do processo, de tal modo que a organização possa se senti confortável e segura com a terceirização.

Veja o que a ISO 9001:2008 nos tem a dizer:

A organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade, e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta Norma.

A organização deve:

a)        determinar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação por toda a organização (ver 1.2),

b)        determinar a seqüência e interação desses processos,

c)         determinar critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e o controle desses processos sejam eficazes,

d)        assegurar a disponibilidade de recursos e informações necessárias para apoiar a operação e o monitoramento desses processos,

e)        monitorar, medir onde aplicável e analisar esses processos, e

f)          implementar ações necessárias para atingir os resultados planejados e a melhoria contínua desses processos.

Esses processos devem ser gerenciados pela organização de acordo com os requisitos desta Norma.

Quando uma organização optar por terceirizar algum processo que afete a conformidade do produto em relação aos requisitos, a organização deve assegurar o controle desses processos. O tipo e a extensão do controle a ser aplicado a esses processos terceirizados devem ser definidos dentro do sistema de gestão da qualidade.

NOTA 1 Os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade acima referenciados incluem processos para atividades de gestão, provisão de recursos, realização do produto e medição, análise e melhoria.

NOTA 2 Um “processo terceirizado” é um processo que a organização necessita para seu sistema de gestão da qualidade, e que a organização escolhe para ser executada por uma parte externa.

NOTA 3 Assegurar que o controle sobre os processos terceirizados não exima a organização da responsabilidade de estar conforme com todos os requisitos do cliente, estatutários e regulamentares. O tipo e a extensão do controle a ser aplicado ao processo terceirizado podem ser influenciados por fatores como:

a)        impacto potencial do processo terceirizado sobre a capacidade da organização de fornecer produto em conformidade com os requisitos,

b)        o grau no qual o controle do processo é compartilhado,

c)         a capacidade de atingir o controle necessário por meio da aplicação de 7.4.

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Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

2 Comments

  1. Bruno

    Bom Dia

    Necessito de ajuda, preciso saber quais os requisitos legais da norma, já procurei em todos os lugares.
    Não sei se estou entendendo certo, mais requisitos legais seriam algo voltado para lei e etc? Tipo, leis e determinações que a empresa deve cumprir junto a justiça… desculpem se falei merda rs

  2. marco antonio de oliveira

    o que a norma quer dizer no item 4.1,com relação”determinar a sequencia e a interação desses processos”?

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