ISO 9001:2008 – 5.4. Planejamento do sistema de gestão da qualidade

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A ISO 9001:2008 no seu requisito 5.4 – Planejamento, deixa para a organização uma grande responsabilidade, o de planejar o sistema de gestão da qualidade como um todo. Antes de iniciarmos o assunto, vamos entender o significado da palavra planejamento. O Dicionário Michaelis diz o seguinte:

planejamento

1 V planeamento.

2 Ato de projetar um trabalho, serviço ou mais complexo empreendimento.

3 Determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento, como também da coordenação de meios e recursos para atingi-los; planificação de serviços.

Planejar é montar uma estratégia para se atingir um objetivo. Com um objetivo traçado e embasado na Política da Qualidade, a organização deve construir um plano que leve a empresa do nível que se encontra até um patamar mais elevado em relação à qualidade. Esse patamar mais elevado é definido pelos objetivos e metas ditados pela direção.

Um bom planejamento deve:

  • Perceber a realidade atual;
  • Construir um referencial futuro, melhor do que o atual;
  • Avaliar os caminhos possíveis;
  • Definir as ações para alcançar as metas;
  • Definir os investimentos necessários;
  • Determinar um prazo para a reavaliação.

Basicamente, a Alta Direção escreve a Política da Qualidade. Para cumprir a Política, a direção estipula alguns objetivos. Para atender aos objetivos, cada processo define os seus indicadores. E para direcionar os indicadores para o atendimento dos objetivos e da política, ações de melhoria, monitoramento e medição de produtos e processos são estipuladas e acompanhadas. Esse é o plano.

Vejamos um exemplo:

  • A Política diz: “Aumentar a satisfação do cliente”;
  • A direção determina que se devem eliminar as reclamações;
  • Observa-se que temos 100 reclamações por mês;
  • A direção determina que o objetivo de reduzir as reclamações pela metade até o final do ano;
  • O departamento de Expedição cria o indicador de atraso nas entregas e com ele, sua própria meta de melhoria;
  • Para reduzir os atrasos, a Expedição define um plano de ações;
  • Se todos os processos fizerem o mesmo, objetivando diminuir as reclamações. As reclamações vão diminuir, o objetivo da direção vai ser atendido e a Política será cumprida.

A ISO 9001:2008 divide o planejamento da seguinte forma:

5.4. Planejamento

5.4.1. Objetivos da qualidade

5.4.2. Planejamento do sistema de gestão da qualidade

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Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

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