ISO 9001:2008 – 5.6. Análise crítica pela direção

image_pdf

Compete a direção da empresa, fazer uma análise crítica tanto do sistema de gestão da qualidade quanto da adequação dos produtos aos requisitos do cliente. Para entendermos bem o conceito de análise crítica, vamos recorrer ao dicionário Aurélio para esclarecer alguns pontos importantes:

análise

1.Ato ou efeito de analisar.

2.Separação ou desagregação das diversas partes constituintes de um todo; decomposição.

3.Exame de cada parte de um todo, tendo em vista conhecer sua natureza, suas proporções, suas funções, suas relações, etc.

5.Estudo pormenorizado; exame, crítica.

crítica

1.Arte ou faculdade de examinar e/ou […]

2.A expressão da crítica (1), em geral por escrito, sob forma de análise, comentário ou apreciação teórica e/ou estética.

3.O conjunto daqueles que exercem a crítica; os críticos.

4.Juízo crítico; discernimento, critério.

5.Discussão dos fatos históricos.

6.Apreciação minuciosa; julgamento.

7.Ato de criticar, de censurar; censura, condenação.

Com essa rápida pesquisa, podemos observar que analisar significa pegar um assunto e dividi-lo em pequenas partes, de tal forma que possamos compreendê-lo melhor. Já, crítica, significa observar cada pequeno detalhe do objeto sob análise para um melhor entendimento da matéria. Assim, fazer uma análise crítica significa, pegar algo, observar até entender cada pequeno detalhe para então tecer os comentários e o justo julgamento.

Para realizar a devida análise crítica do sistema de gestão da qualidade e da adequação do produto aos requisitos do cliente, a ISO 9001:2008 divide esse requisito nas seguintes etapas:

5.6. Análise crítica pela direção

5.6.1. Generalidades – Análise crítica pela direção

5.6.2. Entradas para a análise crítica

5.6.3. Saídas da análise crítica

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.