ISO 9001:2008 – 6.2.1. Recursos humanos – Generalidades
Antes de mais nada, vamos entender o significado de competência, que é a palavra chave desse importante requisito da ISO 9001:2008. O dicionário Michaelis define competência da seguinte forma:
competência
2 Faculdade para apreciar e resolver qualquer assunto.
3 Aptidão, idoneidade.
4 Presunção de igualdade.
Antônimo: incompetência.
Já, a ISO 9000:2005 define competência da seguinte maneira:
3.1.6 competência
Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades
NOTA O termo competência é definido de forma genérica nesta Norma. A utilização desta palavra pode ser mais específica em outros documentos ISO.
Pesquisando um pouco mais, encontramos na Wikipédia uma interessante definição para competência pela ótica da administração:
Competência (administração)
Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador – para ser bem-sucedido profissionalmente – precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, idéias, experiências), a perspectiva (colocar o conhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem).
Agora ficou bem claro, ISO 9001:2008 no se requisito 6.2.1 – Recursos humanos – Generalidades, solicita para as empresas, a garantia de que todas as pessoas que, pelo desempenho do seu trabalho, possam afetar a conformidade com os requisitos do produto, tenham a necessária competência para tal. Ou seja, tenha o conhecimento do ser trabalho, a habilidade em executá-lo com qualidade e a atitude que a sua posição requer junto à organização.
É muito importante observar que a ISO 9001:2008 acrescentou uma nota que diz que a conformidade com os requisitos do produto podem ser afetadas por qualquer pessoa que desempenhe qualquer função dentro do sistema de gestão da qualidade. A meu ver, essa abrangência envolve todos os colaboradores da organização.
Veja o que a ISO 9001:2008 nos tem a dizer:
As pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes, com base em educação, treinamento, habilidade e experiência apropriados.
NOTA A conformidade com os requisitos do produto pode ser afetada direta ou indiretamente pelas pessoas que desempenham qualquer tarefa dentro do sistema de gestão da qualidade.