O ciclo PDCA, de Shewhart ou de Deming

image_pdf

O ciclo de PDCA, é uma maneira organizada de se fazer as coisas, seja na solução de um problema, seja na hora de se fazer algo novo ou até mesmo nas tarefas do dia-a-dia. A maioria das empresas que têm um sistema de gestão utilizam essa mesma seqüência, garantindo que o que se quis fazer ficou bem feito e que sempre será feito assim, a menos que se faça um novo PDCA para melhorar ainda mais.

O PDCA é a base da melhoria contínua em uma empresa e todos podem desfrutar dos seus benefícios quando aplicados não somente na empresa, como também na vida pessoal. Podemos resumir o PDCA da seguinte forma:

INGLÊS

PORTUGUÊS

P

Plan

Planejar

Entender exatamente o que se deseja ou qual é o problema. Fazer um plano para conseguir atingir o objetivo.

D

Do

Fazer uma prova

Executar o trabalho tal como foi planejado, anotando tudo que for relevante ao resultado final do trabalho.

C

Check

Verificar se a prova ficou boa

Observar os resultados. Se não estiver adequado, reiniciar do P.

A

Action

Padronizar

Se ficar bom, faça algo que garanta que a partir de agora sempre será feito dessa melhor forma.

Por exemplo: imagine que uma das nossas tarefas seja fazer bolo. Caso desejamos realizar essa tarefa seguindo os preceitos do ciclo PDCA, faríamos da seguinte maneira:

P – Planejar

Nessa primeira etapa vamos decidir qual o tamanho do bolo que será feito, o tipo e o sabor. Feito isso, buscaremos uma receita que se encaixe ao que desejamos. Em seguida, vamos documentar tudo que planejamos. Por que documentar? Ora, se todo o nosso planejamento não estiver escrito, nunca mais conseguiremos repetir o bolo, então, o ciclo PDCA perderia o sentido.

D – Realizar

Com a receita e os ingredientes na mão, vamos até o mercado fazer as compras. Nessa fase, todos os detalhes devem ser também documentados, como, marca e tipo dos ingredientes e se for o caso, aspectos gerais, como tamanho dos ovos, se os morangos estão maduros ou não, etc. Em seguida o bolo será preparado, e todos os detalhes anotados, como tamanho da assadeira, temperatura do forno e tempo para assar.

C – Verificar

Chegou a hora de provar o bolo e oferecê-lo para as suas visitas. Novamente devemos colher o maior número de informações possível, do tipo: foi suficiente para todos, o bolo ficou bonito, qual foi a sua impressão, qual foi a impressão dos seus convidados.

Eu um processo mais profissional, é nessa etapa que faremos as medições e analisamos os dados obtidos.

Caso o resultado não tenha sido satisfatório, considere analisar tudo que foi feito, identificar o que pôde ter dado errado e iniciar o ciclo no P. Aconselho também que a cada novo ciclo, sejam feitas poucas alterações, de modo que fique bem claro o que foi feito e se surtiu ou não efeito.

Caso tenha ficado bom, considere tentar melhorar ainda mais. Isso se chama, melhoria contínua.

Lembre-se: o melhor Fotógrafo não é aquele que sempre tira ótimas fotos, mas sim aquele que tira muitas fotos.

A – Padronizar

Quando você estiver satisfeito com os resultados, documente o que foi feito, ou seja, passe a receita a limpo e a guarde para o outro evento.

Lembrando que a receita do bolo passou a ser um Documento do seu processo, e deve ser tratado como tal, ou seja, mantido em local protegido, organizado, de fácil acesso e com as versões anteriores ou obsoletas devidamente identificadas.

A Ciclo PDCA, é a chave para a Qualidade Total. Experimente usar no seu dia-a-dia. Você irá se surpreender!

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

3 Comments

  1. Materia excelente. Explicação melhor ainda.

  2. Excelente a forma como foi explicada. O tema realmente é de interesse geral.
    Parabéns pela matéria

  3. Elisângela da Fonseca

    Achei muito bom,consegui mais ou menos me encontrar.Mas gostaria de saber se pode me ajudar? Tenho um trabalho para apresentar no dia 09/05/11 no curso. Tenho que montar um pdca na area da saúde pode me ajudar?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.