O ciclo PDCA, de Shewhart ou de Deming  

por:

O ciclo PDCA, de Shewhart ou de Deming 11 Apr 2011 | 5 Comentários  Categoria: Gestão, Qualidade
 

PDCA ou ciclo de Deming é um método de 4 passos amplamente utilizado nas empresas que prezam pela Qualidade e pela Melhoria Contínua.

O ciclo de PDCA, é uma maneira organizada de se fazer as coisas, seja na solução de um problema, seja na hora de se fazer algo novo ou até mesmo nas tarefas do dia-a-dia. A maioria das empresas que têm um sistema de gestão utilizam essa mesma seqüência, garantindo que o que se quis fazer ficou bem feito e que sempre será feito assim, a menos que se faça um novo PDCA para melhorar ainda mais.

O PDCA é a base da melhoria contínua em uma empresa e todos podem desfrutar dos seus benefícios quando aplicados não somente na empresa, como também na vida pessoal. Podemos resumir o PDCA da seguinte forma:

INGLÊS

PORTUGUÊS

P

Plan

Planejar

Entender exatamente o que se deseja ou qual é o problema. Fazer um plano para conseguir atingir o objetivo.

D

Do

Fazer uma prova

Executar o trabalho tal como foi planejado, anotando tudo que for relevante ao resultado final do trabalho.

C

Check

Verificar se a prova ficou boa

Observar os resultados. Se não estiver adequado, reiniciar do P.

A

Action

Padronizar

Se ficar bom, faça algo que garanta que a partir de agora sempre será feito dessa melhor forma.

Por exemplo: imagine que uma das nossas tarefas seja fazer bolo. Caso desejamos realizar essa tarefa seguindo os preceitos do ciclo PDCA, faríamos da seguinte maneira:

P – Planejar

Nessa primeira etapa vamos decidir qual o tamanho do bolo que será feito, o tipo e o sabor. Feito isso, buscaremos uma receita que se encaixe ao que desejamos. Em seguida, vamos documentar tudo que planejamos. Por que documentar? Ora, se todo o nosso planejamento não estiver escrito, nunca mais conseguiremos repetir o bolo, então, o ciclo PDCA perderia o sentido.

D – Realizar

Com a receita e os ingredientes na mão, vamos até o mercado fazer as compras. Nessa fase, todos os detalhes devem ser também documentados, como, marca e tipo dos ingredientes e se for o caso, aspectos gerais, como tamanho dos ovos, se os morangos estão maduros ou não, etc. Em seguida o bolo será preparado, e todos os detalhes anotados, como tamanho da assadeira, temperatura do forno e tempo para assar.

C – Verificar

Chegou a hora de provar o bolo e oferecê-lo para as suas visitas. Novamente devemos colher o maior número de informações possível, do tipo: foi suficiente para todos, o bolo ficou bonito, qual foi a sua impressão, qual foi a impressão dos seus convidados.

Eu um processo mais profissional, é nessa etapa que faremos as medições e analisamos os dados obtidos.

Caso o resultado não tenha sido satisfatório, considere analisar tudo que foi feito, identificar o que pôde ter dado errado e iniciar o ciclo no P. Aconselho também que a cada novo ciclo, sejam feitas poucas alterações, de modo que fique bem claro o que foi feito e se surtiu ou não efeito.

Caso tenha ficado bom, considere tentar melhorar ainda mais. Isso se chama, melhoria contínua.

Lembre-se: o melhor Fotógrafo não é aquele que sempre tira ótimas fotos, mas sim aquele que tira muitas fotos.

A – Padronizar

Quando você estiver satisfeito com os resultados, documente o que foi feito, ou seja, passe a receita a limpo e a guarde para o outro evento.

Lembrando que a receita do bolo passou a ser um Documento do seu processo, e deve ser tratado como tal, ou seja, mantido em local protegido, organizado, de fácil acesso e com as versões anteriores ou obsoletas devidamente identificadas.

A Ciclo PDCA, é a chave para a Qualidade Total. Experimente usar no seu dia-a-dia. Você irá se surpreender!

Share

Se você gostou desse artigo, por favor, ajude-nos a divulgar nosso trabalho clicando no +1


Tags: , ,
 

Comentários

  1. Elisângela da Fonseca says:

    Achei muito bom,consegui mais ou menos me encontrar.Mas gostaria de saber se pode me ajudar? Tenho um trabalho para apresentar no dia 09/05/11 no curso. Tenho que montar um pdca na area da saúde pode me ajudar?

  2. [...] tudo relacionado à ISO 9001, esse requisito também deve seguir o Ciclo PDCA, sendo assim, estando identificados os requisitos do cliente “P”, realizamos o produto ou [...]

  3. [...] planejamento deve ser realizado considerando o ciclo PDCA, de Shewhart ou de Deming, de melhoria contínua, de forma que a gestão da qualidade não seja um projeto com começo, meio [...]

  4. Excelente a forma como foi explicada. O tema realmente é de interesse geral.
    Parabéns pela matéria

  5. Materia excelente. Explicação melhor ainda.

Deixe seu comentário

*

 

Academia Platônica de Ensino

 

Academia Platônica de Ensino - Formação e Certificação Profissional

 

Academia Platônicaon
Google+
Copyright 2011 - Academia Platônica de Ensino - Todos os direitos reservados
UOL HOST hospedagem de sites.  Clique e conheça! wordpress moodlelogo Central Blogs
Orgulhosamente desenvolvido com WordPress e Moodle