Verificar ou Validar – Verificação ou Validação

image_pdf

Existe uma diferença bastante importante entre verificar e validar. A ISO9000 diz o seguinte:

VERIFICAÇÃO

comprovação, através de fornecimento de evidência objetiva, de que requisitos especificados foram atendidos

NOTA 1 O termo “verificado” é usado para designar uma situação correspondente.

NOTA 2 A comprovação pode compreender atividades tais como:

– Elaboração de cálculos alternativos;

– Comparação de uma especificação de um novo projeto com uma especificação de projeto similar provado;

– Realização de ensaios e demonstrações;

– Analise crítica de documentos antes da sua emissão.

VALIDAÇÃO

comprovação, através do fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos para uma aplicação ou uso específicos pretendidos foram atendidos.

NOTA 1 O termo “validado” é usado para designar uma situação Correspondente.

NOTA 2 As condições de utilização podem ser reais ou simuladas.

 

Vamos aos exemplos:

Imagine um fabricante de rolha. Ele recebe uma solicitação de rolhas de um determinado material, com tal diâmetro e tal comprimento. O fabricante faz as rolhas e testa o material, o diâmetro e o comprimento. Nesse caso ele fez uma VERIFICAÇÃO do que produziu. Verificar não significa que o fabricante tenha a certeza de que a rolha vai encaixar na garrafa, ele simplesmente garantiu que o produto dele está de acordo com o solicitado. Por outro lado, se o fabricante tentar fechar algumas garrafas com as rolhas que ele fabricou, ele estará VALIDANDO as mesmas, com isso, ele pode dizer se as rolhas funcionam, mas não se elas estão de acordo com o especificado.

Vamos a outro exemplo:

O Departamento de Trânsito definiu um padrão de conhecimentos, habilidades e atitudes que um Motorista deve ter para se comportar bem no trânsito. Quando são aplicados os testes aos candidatos a Motorista, estamos Verificando o candidato, porém, somente quando ele já tem carteira de motorista e começa a dirigir que estaremos Validando a sua competência.

Assim, podemos concluir que Verificar é testar para ver se ficou conforme o planejado, enquanto que Validar é testar para ver se o que foi feito vai funcionar para o propósito desejado.

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

1 Comment

  1. Ismael

    Fantástico este post! Calhou de um cliente me perguntar isso hoje. Felizmente, respondi adequadamente antes de achar este link.

    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.