Ambiente
O dicionário Michaelis traduz ambiente como:
1 Que envolve os corpos por todos os lados. 2 Aplica-se ao ar que nos rodeia, ou ao meio em que vive cada um. sm 1 O ar que respiramos ou que nos cerca. 2O meio em que vivemos ou em que estamos: Ambiente físico, social, familiar. A. de campus, Inform: área extensa ou local com muitos usuários conectados por várias redes, como uma universidade ou hospital. A. físico: parte do ambiente humano que inclui fatores puramente físicos (como solo, clima etc.).
Em uma empresa podemos falar sobre o Ambiente de trabalho ou o Meio Ambiente como coisas diferentes. Porém, principalmente quando falamos em gestão da Qualidade ou de Produção, podemos considerar o Ambiente como aquilo que temos pouca ou nenhuma influência, porém, que influencia o nosso processo ou produto.
O diagrama de Ishikawa possui um ramo referente à Ambiente, que deve ser muito bem interpretado, caso contrário, será considerado apenas se está fazendo sol ou chuva. Veja a seguir alguns exemplos:
Para um agricultor, o fator climático é um fator Ambiental, pois a chuva ou frio exercem influência sobre o seu produto e ele nada pode fazer para mudar. Já, para um escritório de Contabilidade, o clima pode ser controlado com um aparelho de ar-condicionado, ou seja, não é Ambiente, porém, a legislação fiscal, influencia o seu trabalho, embora ele não possa fazer nada para alterá-lo. Neste caso, a legislação é um fator Ambiental.
Outro exemplo seria o trânsito em uma determinada região. Se uma pizzaria depende do bom andamento do trânsito para realizar as suas entregas, o trânsito é um fator Ambiental.