Ação Corretiva

image_pdf

Quando uma não-conformidade ocorre, ou seja, quando algo diferente do planejado acontece, alguma ação tem que ser tomada para reparar os danos e para garantir ou evitar que o problema volte a acontecer. Em casos extremos, podemos tomar uma ação no intuito de minimizar os riscos, caso volte a ocorrer.

As ações corretivas precisam sempre ser registradas, tanto para compor estatísticas futuras, quanto para auxiliar em outras eventuais análises.

Os principais sistemas de gestão, incluindo a ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, exigem um procedimento documentado descrevendo a forma com que as ações corretivas são tratadas.

Saiba mais sobre Ação corretiva:

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

1 Comment

  1. Paulo Rubens Romão

    Alvaro Freitas e Giovani Vieira,

    Excelente trabalho. Parabéns! Agradeço-lhes pela exemplar atitude de disseminar esses conhecimentos na internet, que são importantíssimos para estudantes e profissionais da área de gestão de sistemas da qualidade.
    Quando eu tenho dúvida ou preciso de esclarecimentos sobre determinados pontos da NBR ISO 9001 eu pesquiso a Academia Platônica.

    Desejo tudo de bom a vocês e sua equipe.

    Paulo Romão
    Tecnólogo em Processos de Produção (FATEC-SP)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.