Giro de Estoque – Um Indicador da Qualidade do Estoque

image_pdf

Giro de Estoque é um tipo de indicador que demonstra o desempenho de um Estoque. O Giro de Estoque serve para medir, de uma forma padronizada, a qualidade de um estoque. O indicador de giro de estoque pode ser aplicado a qualquer tipo de estoque, independente da sua complexidade ou tamanho.

O resultado apresentado pelo giro de estoque, representa a quantidade de vezes que cada um dos itens, foi renovado dentro de um determinado período. Dizer que o giro de um estoque foi 1, durante um mês, significa dizer que tudo que tinha no estoque foi vendido e o estoque foi reposto por produtos novos. O cálculo do giro de estoque é bastante simples, durante um determinado período, somamos tudo o que foi vendido, então, divide pela média de estoque, assim, se tivermos em média um estoque de 2 mil bicicletas, vendemos mil e compramos outras mil, tivemos um giro de 0,5; isto é, metade do estoque foi renovada. O resultado final do giro de estoque, deve ser interpretado caso a caso, porém, de uma forma geral, podemos dizer que quanto maior for o giro, melhor.

 

Vamos a um exemplo:

Imagine um estoque de bebidas, com um único tipo de bebida. Vamos supor que no início do mês, tenhamos 10 garrafas em estoque.

Durante alguns dias, 5 garrafas foram vendidas.

Notando a diminuição do nível de estoque, o Fornecedor foi acionado e foram compradas mais 10 garrafas.

O mês continuou e mais 5 garrafas foram vendidas, totalizando 10 vendas no mês.

Dessa forma, o mês terminou com 10 garrafas no estoque. Como o mês iniciou com 10 garrafas e terminou com 10 garrafas, podemos dizer que a média de estoque neste mês foi de 10 garrafas.

Sendo assim, podemos calcular o Giro de Estoque como sendo o total de vendas dividido pela média de estoque, isto é, 10 dividido por 10, que é igual a 1. Nesse caso, o Giro de Estoque igual a 1 significa que todos os produtos foram renovados 1 vez durante o mês. Se o número fosse menor do que 1, teríamos uma indicação de que alguns dos produtos que iniciaram o mês na prateleira, ainda estão lá.

 

Vamos então prosseguir para outro exemplo:

Consideremos o mesmo estoque, iniciando o mês com as mesmas 10 garrafas.

Passados alguns dias, 5 garrafas foram vendidas.

Para cobrir o estoque, outras 10 foram compradas.

As vendas continuaram e mais 5 garrafas foram vendidas.

Passado o tempo, outras 10 garrafas foram comercializadas, deixando o estoque vazio.

Mais 10 garrafas foram adquiridas para reintegrar o estoque.

No final do mês, fechamos com 20 vendas, 20 compras e um estoque de 10 garrafas, exatamente como começou.

Para se calcular o novo Giro de Estoque, devemos dividir o total de vendas durante o mês pela média de estoque. Nesse caso, a venda foi de 20 garrafas, então o giro de estoque ficou 20 dividido por 10, ou seja, 2. Pode-se então dizer que o estoque se renovou 2 vezes durante o mês.

Um fator que costuma gerar dúvidas ao se calcular o giro de estoque é o cálculo da média de estoque. Nesse caso, a média de estoque é calculada pela média entre o estoque no início e no final do mês, ou simplesmente somando o estoque percebido no início com o estoque do fim do período e o resultado, se divide por 2.

Nem sempre o estoque é formado por um único tipo de produto, muitas vezes, um estoque é composto por materiais pequenos e grandes, caros e baratos, ai fica a dúvida: como calcular o giro de estoque total? Nesse caso, podemos calcular de várias formas, uma delas é ao invés de se utilizar a quantidade de produtos, utilizarem o custo total, assim, o cálculo do giro de estoque fica sendo o custo total das vendas dividido pela média do custo do estoque.

 

Dentre as tantas vantagens de se ter um estoque com alto giro, podemos citar:

  • O produto não envelhece na prateleira;
  • Não precisa de muito espaço para armazenamento;
  • O pagamento ao Fornecedor é fracionado;
  • Em caso de acidente, incêndio ou roubo, perde-se menos; etc…
image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

30 Comments

  1. Luiz Fernando

    Alvaro, o conteúdo que você apresentou é perfeito! parabéns pela didática!
    Muito Obrigado pelo esclarecimento!

  2. roberto

    Boa Tarde. Trabalho como farmacêutico no estoque em um pequena empresa de material cirúrgico hospitalar, estamos implantando todos o sistema de qualidade desta empresa. Tenho duvidas quanto aos tipos de indicadores que podemos estar implantando neste sistema. se algum poder me ajudar segue meu email

    beto-bento@hotmail.com

  3. Joselito Cordeiro dos Santos

    Olá bom dia;

    Tenho dúvidas quanto ao cálculo para estoque de vários produtos, trabalho em uma farmácia hospitalar e preciso fazer a taxa média de giro de estoque global (material e medicamentos). alguém poderia me enviar uma explicação do cálculo que seria o valor de CUSTO das vendas e o CUSTO do estoque. Por favor!!!

    joselitofarma@hotmail.com

    Grato

  4. Ricardo,
    É sempre um prazer poder ajudar.

    Grande Abraço,
    Alvaro

  5. Ricardo Gonçalves

    Boa noite. Sou estudante de Engenharia de Produção e seu artigo me foi muito útil para compreender o giro de estoque, tudo explicado de maneira clara e objetiva.
    Obrigado

  6. wilson roberto soares antunes

    Excelente vídeo esclareceu várias dúvidas , obrigado

  7. Excelente vídeos com detalhes práticos que ajudam bastantes, mas, tenho uma dúvida de como proceder se inicio com o estoque zero e tenho aquisições e saída, mas, termino com zero de estoque.
    Exemplo consumo mensal:
    Estoque inicial: 0
    Aquisições: 20 + 10 + 30= 60
    Saídas: 60
    Estoque final: 0

    Estoque médio: (0 + 0)/2= 0
    Giro: 60/0= Impossível

  8. Maria Rose

    Boa noite Alvaro. Sou estudante de Logística e seu artigo me foi muito útil para compreender o giro de estoque, tudo explicado de maneira clara e objetiva.
    Obrigada.

  9. Sergio

    Oi sr Alvaro, muito bom essa aula do giro do estoque. Eu gostaria de saber se vc tem também uma video aula dessas sobre ponto de reposição ou ponto de pedido como alguns dizem.

    obrigado

  10. Marcia

    Como podemos medir o aging nestes casos? A partir do momento que ele entra no estoque e nao venda ou nenhuma movimentação nos ultimos 60 dias?
    Atensiosamente

  11. Excelente, muito objetivo.
    Usarei para treinamento dos meus colaboradores.

  12. Márcia Freitas Leboreiro

    Por favor estou precisando saber para meu mercado de alimentos pode mandar a resposta pelo meu e.mail pessoal ?
    Muito obrigado!!!

  13. Márcia Freitas Leboreiro

    nos últimos 3 meses,julho,agosto,setembro as vendas de uma loja foram respectivamente R$ 22.000,00-185.000,00 e 198.000,00.
    Com base nas informações acima,calcule o atual índice de cobertura de estoque

  14. Ademir Ferreira da Silva

    ótimo, nunca ví algo tão claro sobre o ssunto.
    obrigado.

  15. Sérgio Emanuel

    Boa noite Álvaro,

    Excelente aula.

  16. Francisco

    repito: muito bom mesmo! claro e objetivo! didático!

  17. Paulo Kruger

    Parabéns pelo vídeo

  18. Pedro Albuquerque Dias

    Perfeita essa aula, simples e extramente didática. Obrigado, professor Alvaro Freitas.

  19. marcio macagnan

    muito bom mesmo! claro e objetivo! didático!

  20. Jose de Arimathea

    Estava sem entender como calcular o giro do estoque, mas agora depois deste artigo e aula, entendi perfeitamente como se calcula giro do estoque e ainda como interpretar o indicador do giro de estouqe. Excelente artigo e aula.

  21. Ney Robson Lima de Araujo

    Gostaria de receber material de informação no meu email para poder aplicar no meu trabalho e como faço para adquirir os livros.

    Atenciosamente,

    Ney Robson

  22. Flávio de oliveira

    Sou estudante de Logística estou para apresentar meu TCC e achei muito legal esta explicação.

  23. luiz gustavo

    Gostei do video, depois do giro do estoque total calculado como faço para encontrar a numero de dias que cada item representa em meu estoque?
    tipo como identifico o item que sai de 90,180,360,720 e acima de 720 dias

    ex. o item que tem o giro de 0,5 significa quantos dias, o item que tem o giro de 1 representa 30 dias em 1 mês ?

  24. Cristina

    No cálculo de giro de estoque total divido o custo total de vendas pela média do custo do estoque. Como faço a média do custo do estoque? Seria custo inicial + custo final / 2?
    Como faço para converter o resultado em dias?

  25. Boa noite Alvaro.
    Sou acadêmico de Administração e tranalho na Ambev, estou montando meu TCC relacionado a otimização da área de Picking para a melhor produtividade das equipes de separação de cargas, e para isso vou fazer o calculo do giro dos estoques para identificar obviamente os de maior giro.
    Poderia me indicar um livro ou artigo que seja relacionado a classificação dos produtos de acordo com o seu giro de estoque, que seja direcionado para a readequação da área de picking.

    grato pela ajuda
    Marcelo

  26. Daniie

    Muito boa a vídeo aula. Parabéns!
    Abçs

  27. Lia

    Excelente!!! me ajudou muito, gostaria de aulas com os outros índices.

    Abcs.

  28. Boa noite Álvaro,

    Peguei esse link lá no fórum sobre Representação do Conhecimento. Parabéns pelo trabalho. Espero ter a oportunidade de retornar mais vezes a este site para usufruir do conhecimento que você compartilha.

    Um abraço,
    Francisco.

  29. Caro Fernando,
    O Giro de Estoque, representa muito bem a qualidade do estoque, mas não lhe fornece subsídios para determinar o estoque mínimo.
    Em breve farei mais alguns posts sobre estoque, lá explicarei melhor sobre dimensionamento de estoque.

    Um abraço e obrigado.

  30. Fernando Carvejani

    Parabéns pelo vídeo! O mesmo aclarou algumas dúvida que eu tinha.
    Porém ainda tenho a seguinte dúvida:
    Através do histórico do giro de estoque de um determinado produto é possível calcular o estoque mínimo que eu preciso manter do mesmo?
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.