NBR ISO 9000:2005 – 3.2.1 Sistema – Sistema de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário

image_pdf

Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais complexas, é impossível se imaginar uma organização composta de um único processo. Os processos básicos de uma empresa são:

  • Vendas;
  • Produção;
  • Almoxarifado;
  • Limpeza;
  • Segurança;
  • Compras;
  • Importação e Exportação;
  • Recursos humanos;
  • Faturamento;
  • Financeiro; etc.

A combinação de todos esses processos interagindo um com o outro formam um sistema.

O importante de um sistema é que se tenham todas as partes funcionando por si só, ao mesmo tempo em que possui harmonia em funcionar em conjunto com os demais. Dessa forma, o sistema passa a funcionar bem em cada uma de suas partes e como um todo.

Veja como a NBR ISO 9000:2005 define o termo “SISTEMA”:

Conjunto de elementos que estão inter-relacionados ou interativos

image_pdf

Alvaro Freitas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia São Paulo, Especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar , Engenheiro da Qualidade pela Poli-USP e Especialista em Educação em Ambientes Virtuais pela Universidade Cruzeiro do Sul - UniCSul. Atuou por mais de 20 anos na indústria Automotiva e 10 anos na indústria de Telecomunicações. Autor de 3 livros relacionados a sistemas de gestão e educação online.

Website: http://academiaplatonica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.